domingo, 8 de março de 2015

Resenha #7 O poder da Espada - A primeira Lei Livro Um


Joe Abercrombie - Uma das minhas melhores descobertas
 de 2015!



O Poder da espada é o primeiro livro de uma trilogia, onde Joe Abercrombie  conseguiu criar um universo repleto de personagens irresistíveis. O livro é narrado em terceria pessoa e os capítulos alternam entre os protagonista, que se encontram em locais diferentes e situações diversas. 
Uma guerra está prestes a eclodir. Assolada por conspirações internas, a União ainda precisa mobilizar seus exércitos para combater os inimigos externos. Nesse momento de incertezas, um homem se apresenta como o lendário Bayaz, o Primeiro dos magos, retornado do exilio depois de séculos. Sua presença tornará a vida de Sand dan Glokta, Jezal dan Luthar e Logen Nove Dedos muito mais difícil.
 Sand dan Glokta é um carrasco implacável a serviço da Inquisição de Sua Majestade. Nas mãos dele, os supostos traidores da Coroa admitem crimes, apontam comparsas e assinam confissões – sejam eles culpados ou não. Por ironia, Glokta é um ex-prisioneiro de guerra que passou dois anos sob tortura. Mas isso nunca teria acontecido se dependesse de Logen Nove Dedos. Ele jamais deixaria um inimigo viver tanto tempo. Só que isso foi antes. Agora ele está decidido a mudar. Não quer ser lembrado apenas por seus feitos cruéis e pelos muitos inimigos que se alegrarão com sua morte. Já a felicidade do jovem e mulherengo Jezal dan Luthar seria alcançar fama e glória vencendo o Campeonato de esgrima, para depois ser recompensado com um alto cargo no governo que lhe permitisse jamais ter um dia de trabalho pesado na vida. Mas há uma guerra iminente e ele pode ser convocado a qualquer momento. Luthar sabe que, nos campos do Norte gelado, o embate segue regras muito menos civilizadas que as do esporte.  Agora a linha que separa o herói do vilão pode ficar tênue demais.
A construção de cada um dos personagens do livro é única e excelente. Um dos momentos em que mais gostava eram as resposta e pensamentos sarcásticos de Glokta, ele conseguia me surpreender e ao mesmo tempo divertir, mesmo em cenas de alto teor de tensão.
É um livro repleto de descrições sobre locais e pessoas, sobre o funcionamento politico. Enfim é uma historia complexa e bem elaborada. A cada capitulo avançado, tudo o que queremos é descobrir o que mais vai acontecer. Um livro viciante e irresistível!!