domingo, 15 de março de 2015

Resenha # 9 O Hobbit






     Bilbo Bolseiro é um hobbit que leva uma vida confortável e sem ambições, raramente aventurando-se para além de sua despensa ou sua adega. Mas seu contentamento é perturbado quando Gandalf, o mago, e uma companhia de anões batem  à sua porta e levam-no para uma expedição. Eles têm um plano para roubar o tesouro guardado por Smaug, o Magnifico, um grande e perigo dragão. Bilbo reluta muito em participar da aventura, mas acaba surpreendendo até a si mesmo com sua esperteza e sua habilidade como ladrão!

Escrito para os filhos de J.R.R Tolkien, o Hobbit conquistou sucesso imediato quando foi publicado em 1937. Vendeu milhões de cópias em todo o mundo e estabeleceu-se como "um dos livros mais influentes de nossa geração". The Times.

Opinião :

O que dizer sobre esse livro? Sou fã assumida de Tolkien, ele é com certeza um dos escritores mais brilhantes da historia . Os livros de Tolkien possuem uma beleza e um encantamento que ainda não encontrei em nenhuma obra lida. Seus livros possuem detalhes, construções, paisagens, cultura, povos e línguas criadas com tanta perfeição, e o Hobbit não foge dessa regra.
O personagem principal Bilbo é muito interessante, ele tem um desenvolvimento evidente durante a narrativa e tem um conflito interno: sair em uma aventura e não saber se vai voltar ou ficar em casa fazendo as mesmas coisas dia após dia.
A narrativa de Tolkien é extremamente descritiva, fazendo com que o leitor se sinta dentro da historia, passando por todas as aventuras junto com os personagens. Cheio de diálogos inteligentes e descrições belíssimas o livro é uma aventura épica, o qual permite conhecer novos lugares da Terra-Média. Com esse livro é possível entender melhor detalhes que acontecem em o Senhor dos Anéis. É interessante ver que desde o Hobbit, Gandalf já estava pensando em futuros acontecimentos. São detalhes colocados aqui e ali por Tolkien no meio da historia, e depois tudo se entrelaça. E para pessoas que leram o Senhor dos Anéis antes, como aconteceu comigo, é muito bom ver todas as peças se encaixando.
Uma verdadeira aventura, ótima para relaxar depois de um dia de trabalho ou de estudo.







Nenhum comentário:

Postar um comentário