terça-feira, 13 de outubro de 2015

Entrevista sobre Hábitos de Leitura: Renan Santos



Se apresente e nos fale quais gêneros literários gosta de ler?
Meu nome é Renan Santos. Eu sou formado em matemática pela Universidade Federal do Ceará, com mestrado na mesma instituição. Recentemente iniciei meus estudos de doutorado no Instituto de Nacional Matemática Pura e Aplicada. Além da paixão pelos números e abstrações, tenho um caso de amor com a literatura, recentemente descoberto. Não li tanto quanto gostaria, mas sou meio eclético, embora possa dizer que tenho tendência a ler fantasia ou ficção. Meus autores favoritos são Douglas Adams, G.R.R. Martin e George Orwell. 

Quando resolveu escrever um livro quais foram as motivações?
A principal motivação é que tenho uma história para contar. Venho pensando nela há alguns anos, mas nunca profundamente. Um dia resolvia que ela tinha que sair do mundo das ideias para o papel e comecei a escrever. Quando você tem uma história para contar, deve escrevê-la e deixa-la como legado.

Acredita em inspiração? Quais foram as suas inspirações ao começar a escrever?
Depende do que você entende por inspiração. Se você quer dizer uma fagulha de ideia que lhe impele a escreve, então sim! Toda história nasceu de uma ideia e toda ideia é percebida por inspiração. Mas inspiração não vem sozinha, do nada. Acredito que é preciso todo um background de cultura prévia. Quanto mais se ler livros ou assistir filmes ou séries ou conversar com pessoas, mais fácil será para uma ideia brotar. Curiosamente, o que me inspirou a começar a pensar na história de meu livro foi a série Lost. É claro que também bebi de diversas outras fontes, sendo George Martin (com as Crônicas de Gelo e Fogo) e Yoshihiro Togashi (com o mangá\anime Hunter x Hunter) as principais.

Para você, o que significa ser escritor?
Alguém que decidiu compartilhar parte de seu espírito para a humanidade, contando histórias. Mas faz isso por puro deleite pessoal. 

Qual livro que você leu esse ano e mais gostou e qual é seu livro de cabeceira no momento? E quais são seus livros preferidos?
O livro mais fantástico (em qualquer sentido que puder imaginar) que li este ano foi a saga A Torre Negra, do Stephen King. É psicodélico, mas acompanhar Roland e seu ka-tet em sua insana busca pela Torre Negra foi emocionante.
Comecei a ler O Aprendiz de Arquimestre, do Mike Iora. Tive que parar a leitura por causa das provas, mas pretendo retornar. Celebrando a fantasia nacional  
Dentre os meus livros favoritos, além da Torre Negra, destaco: a trilogia de quatro livros que na verdade são cinco O Guia do Mochileiro das Galáxias, do genial Douglas Adams; As Crônicas de Gelo e Fogo, do G.R.R. Martin; A Revolução dos Bichos e 1984, de George Orwell; e como não poderia faltar um nacional, Lobo de Rua, da Janayna Bianchi.

Qual o melhor horário para ler na sua opinião? E qual seu lugar preferido para ler?
Eu gosto de ler em qualquer horário, exceto à noite. Geralmente leio na cama.

Tem algum hábito exclusivo de leitura?
Em geral, eu gosto de ler os títulos dos capítulos antes de iniciar a leitura.

Que sugestões você daria para os leitores do blog leitura Mania?
Não entre em pânico. A resposta é 42. E use filtro solar ;) 

Possui algum livro ou conto publicado? Fale nos sobre eles.
Atualmente estou finalizando meu primeiro romance, As Crônicas de Erys. Será na verdade uma saga de livros. É uma fantasia épica que se passa em um mundo quase medieval (está mais para era vitoriana, pré-industrial), mas tem elfos, dragões, fênix e magos. Há uma versão de degustação disponível no Wattpad. Fora isso, tenho apenas um conto publicado, intitulado O ladrão de espíritos e a fênix renascida, publicado pela Andross Editora na antologia Imaginarium. Este conto foi um dos finalistas do prêmio STRIX. Se passa no mesmo universo de meu livro. Além deste, o meu conto O devorador de mentes deverá ser publicado na coletânea Trópicos Fantásticos em breve.

Possui alguma página ou blog? Se sim nos fale o endereço dele e nos fale sobre ele.
Tenho um blog pessoal, no qual falo de temas diversos, desde literatura à matemática:
https://pontodeacumulacao.wordpress.com/
Também tenho um blog criado para divulgar meu livro:
https://talesoferys.wordpress.com/
Fanpage no Facebook: https://www.facebook.com/cronicasdeerys
Sou também um dos editores do site do Clube de Autores de Fantasia:
http://clubedeautoresdefantasia.com/



Uma pergunta que não fiz e que gostaria de responder?
Na verdade, não. Queria apenas aproveitar e agradecer pelo convite. Também convidar os leitores a conhecer o Clube de Autores de Fantasia. Ah, sim! Assistam Battlestar Galactica. Melhor sic fi de todos os tempos.

E assim terminamos nossa entrevista com o Renan, muito obrigada por disponibilizar o seu tempo para essa entrevista. E por todas essas informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário