sábado, 23 de abril de 2016

Resenha #46 Elric de Melniboné, A Traição Ao Imperador - Livro Um


Sinopse: A história de 'Elric de Melniboné', o imperador albino e feiticeiro, é uma das grandes criações de fantasia moderna. Um fraco e introspectivo escravo de sua espada, Stormbringer, ele é também um herói cujas aventuras e andanças sangrentas levam-no, inevitavelmente, a intervir na guerra entre as forças da lei e do caos. Um clássico do gênero espada e feitiçaria, Elric de Melniboné é um ícone excepcional da fantasia de violência, poder, política e guerra.

Neste livro, Elric enfrentará a ameaça ao império de Melniboné e transitará entre o uso da magia e seus princípios morais, que o impedem de tomar algumas decisões. Além disso, sua amada Cymoril encontra-se em perigo, e ele não medirá esforços para salvá-la.
Pela primeira vez, a editora Generale traz para os leitores brasileiros a tradução dos textos originais da Saga de Elric de Melniboné, sendo este o primeiro livro.


Assustador, heroico, trágico e muito bom. 

Elric de Melniboné, foi uma surpresa muito boa, eu tinha ouvido falar, mas ainda não tinha lido, e foi interessante conhecer essa história ver seu desenvolvimento seus personagens. Esse livro é muito conhecido principalmente fora do país, é umas das sagas mais conhecidas de Michael Moorcock. Nesse livros somos apresentados a Elric.

"Sua pele tem a cor de um crânio esbranquiçado; e o longo cabelo que escorre abaixo dos ombros é branco como leite. Da cabeça afilada, dois olhos oblíquos observam, rubros e taciturnos, e das mangas largas de seu manto amarelo emergem duas mãos esguias, também da cor de ossos, descansando cada uma em um braço de uma cadeira esculpida em um único e enorme rubi.

E assim é o nosso primeiro contanto com Elric, ele é o mais novo imperador da Ilha de Melniboné, uma nação que comandava o maior império do mundo. Algo interessante sobre Elric e seu povo é que eles não são humanos. Eles são uma raça antiga e poderosos que utilizam feitiçaria. E são adoradores de uma divindade chamada Arioch, seria um Deus do Caos. Logo na primeira página já fui envolvida na trama e tive certeza que esse se tornaria um dos melhores livros que já li. O livro nos apresenta uma imperador singular. Elric é albino, tem cabelos brancos e olhos vermelhos como sangue, e ainda é jovem, mas sofre de uma doença de nascença, desde seu nascimento sua saúde é frágil e ele precisa de poções e feitiços para conseguir sobreviver e comandar seu povo. Mas apesar disso, ele possui um senso de moral diferente de seu povo, enquanto seu povo é egoísta, orgulhoso, ganancioso e capaz de tudo para conseguir o que quer. Elric é moderado em suas ações, ele reflete muito sobre suas ações, isso devido ao tempo que se dedicou a leitura. E também por ter uma concepção de moralidade e ética parecida com a raça humana.  Por sua saúde frágil, acaba  lendo e relendo vários livros e aprendendo muito, e nessa aprendizagem acaba aprendendo muito sobre a filosofia humana.

Com o decorrer da história conhecemos Yyrkcon, primo de Elric e irmão de Cymoril. Ele é ganancioso e quer o trono para si. Mas Elric acaba relevando e nunca toma uma atitude para acabar com isso, no começo do livro já vemos um embate entre eles, mas verbalmente. Elric é um meniboniano, mas não age como seu povo deseja. 

Outro personagem muito importante, mas sem seu devido destaque é Cymoril, é ela o grande amor de Elric, mas seu primo não é favorável a essa união. Na minha opinião, ela é uma personagem forte, dinâmica e que luta pelos seus sonhos. E que espero que apareça mais nos próximos volumes. 

Eu li muita crítica sobre a capa e o livro lançado aqui, mas não entendi o motivo delas, porque o livro tem um acabamento lindo, toda a estrutura do livro é perfeita, sabe aquele livro que é gostoso para ler, então esse é o caso de Elric. 

Michael Moorcock fez um excelente trabalho nesse livro, ele tem escopo, profundidade, complexidade, mas ao mesmo tempo é uma história leve para ler. Seus personagens são bem desenvolvidos, o mundo que eles estão inseridos é interessante. 

Algo curioso, enquanto lia esse livro,  foi quando eu  divulguei suas fotos nas redes sociais, foi ver que poucas pessoas conhecem ele, e o melhor foi ver que muitas ficaram interessadas nele. Enfim é um livro que recomendo, por ter um enredo leve mas ao mesmo tempo com uma história cheia de detalhes que te conduz para dentro do livro. Um universo rico. Posso dizer que é o melhor livro de fantasia que já li. Espero que tenham gostado da resenha. E em breve vou fazer uma matéria sobre Michael Moorcock, sobre o conceito do Multiverso e o conceito de Campeão Eterno. 



Detalhes do produto

Capa dura: 182 páginas
Editora: Generale; Edição: 1ª (3 de novembro de 2014)
Idioma: Português
ISBN-10: 8563993968
 ISBN-13: 978-8563993960


 Dimensões do produto: 23,6 x 16,6 x 2 cm
Onde comprar: Amazon




Postado por Priscila Mantovani

Nenhum comentário:

Postar um comentário