segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Entrevista Hábitos Literários: André Gordirro



Começo nossa conversa , pedindo para que se apresentar e nos fale quais gênero literários costumar ler ?

Eu sou André Gordirro, crítico de cinema há vinte anos (Revista SET, Veja Rio, Jovem Nerd) e tradutor de mais de 25 livros. Leio fantasia e ficção científica.

Quando resolveu escrever Os Portões do Inferno quais foram as motivações?

Eu baseei meu livro na campanha de RPG que mestrava para os amigos. Como aquilo era diversão descompromissada, as histórias em si não eram boas, mas os personagens eram excelentes. Então mantive os personagens e criei uma história do zero.

Acredita em inspiração? Quais foram as suas inspirações ao começar a escrever? 

Acredito, lógico. Foram muitas, da situação geopolítica atual (conflito no Oriente Médio, intervencionismo americano) até o Dungeons & Dragons em si, passando por meus mestres de literatura, Frank Herbert, Michael Moorcock, Fritz Leiber e Robert E. Howard.

Para você, o que significa ser escritor? 

É só um ato mecânico de digitar aquilo em que minha mente pensa 24 horas por dia.

Qual livro que você leu esse ano e mais gostou.E qual é seu livro de cabeceira no momento? E quais são os seus livros preferidos?

Adorei Perdido em Marte (li o original, pelo que comparei a tradução matou muito do humor). O de cabeceira no momento é Homecoming, do R. A. Salvatore, e o Scoundrels, do Timothy Zahn, que estou traduzindo pra Aleph. Meu favorito de todos os tempos é Duna, do Frank Herbert. Depois vem uma longa fila, mas a distância para Duna é enorme.

Qual o melhor horário para ler na sua opinião? E qual o seu lugar preferido para ler?

Quando era criança e adolescente, eu lia o dia inteiro. Agora me resta aquela última hora antes de dormir, sempre na cama.

Tem algum hábito exclusivo de leitura?

Eu leio muito quadrinhos, e só consigo ler com a luz do dia, para melhor apreciar as cores e desenhos. Então só leio quadrinhos aos fins de semana, de manhã e após o almoço. Livros só leio agora no Kindle, mesmo em casa, pois dá para ajustar a fonte, não pesa na barriga. Só vantagens.

Que sugestões você daria para os leitores do blog leitura Mania ?

Aprendam inglês pois vocês não dependerão de política editorial brasileira para ler o que vocês gostam. Vejo gente descobrindo Herdeiro do Império, do Timothy Zahn, só agora que a Aleph lançou, quando eu li o livro em 1991, no ano de seu lançamento. É triste depender dos outros para qualquer coisa. Eu aprendi inglês justamente lendo Heir to the Empire porque queria ler o livro de qualquer maneira. Não se acomodem.

Comente sobre Portões do Inferno ? Quando sairá o próximo livro?

"Os Portões do Inferno" conta uma aventura épica, com ação e momentos de humor e horror sobre seis anti-heróis que acabam se envolvendo involuntariamente em uma trama para salvar o reino. É o início de uma trilogia chamada Lendas de Baldúria, e pretendo lançar o próximo ano que vem. Já estou escrevendo.

Possui alguma pagina ou blog. Se sim nos fale o endereço dele e comente sobre ele?

Eu mantenho uma fan page no Facebook onde posto coisas relativas a literatura de fantasia, eventos do livro etc. A URL é https://www.facebook.com/Andr%C3%A9-Gordirro-1636055610003634/?ref=hl

Uma pergunta que não fiz e que gostaria de responder?

Bem, queria dizer que, para quem espera o segundo livro ou quer conhecer mais um pouco das Lendas de Baldúria, pode baixar o conto grátis "Um Chamado do Inferno" que eu lancei na Amazon.com.br, aqui nessa URL http://www.amazon.com.br/Um-chamado-inferno-Lendas-Bald%C3%BAria-ebook/dp/B015HVSM5Q/ref=sr_1_2?s=books&ie=UTF8&qid=1445860952&sr=1-2



Nenhum comentário:

Postar um comentário