quarta-feira, 25 de julho de 2018

A Parábola do Semeador de Octavia E. Butler | Editora Morro Branco

Mais uma leitura concluída:

Em “A Parábola do Semeador” temos a historia de Lauren Olamina contada por ela mesma, em primeira pessoa e escrita em forma de diário. Lauren vive na na Califórnia em 2024, um mundo apocalíptico, com muita pobreza, caos e cercada por muros para se proteger.

Lauren vive com o pai, a madrasta e os meio-irmãos. Seu pai é um pastor batista que cuida muito bem da comunidade. Sua madrasta é professora e quanto a seus irmãos, bem, um deles será muito importante para o desenvolvimento da história.

A comunidade em que Olamina vive, como citei anteriormente, é murada para a proteção contra ladrões, estupradores e pessoas que, por conta de uma nova droga, adoram promover incêndios e assassinatos. Mas mesmo assim, com todo esse cuidado, Lauren não consegue ver um futuro bom e começa planejar algo caso forem surpreendidos/invadidos. Ela sabe que o mundo não é mais o mesmo e nunca será como antes, por mais que os adultos continuem sonhando com um amanhã melhor. Não haverá.

Outro ponto interessante dessa historia, no desenrolar da história ficamos sabendo que Lauren está escrevendo um livro. Nele, ela cita muito a “mudança” e “Deus”, ela chama esse livro de “Sementes da Terra: os livros dos vivos”. E como ela não aceita muito bem a religião do pai, ela acaba criando algo em que acredita.

Quanto à qualidade da edição nacional, a edição ficou linda! A Editora Morro Branco acertou na capa e a diagramação ficou impecável. Em breve teremos o lançamento do próximo livro da série - sim, trata-se de uma duologia - o próximo provavelmente se chamará “ A Parábola dos Talentos”. Enfim recomendo muito esse livro e por diversos motivos, entre eles a ideia criativa e uma premissa extremamente interessante. Por abordar temas bem polêmicos como religião, politica, violência entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário