segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

Retrospectiva 2017 Blog Leitura Mania




Retrospectiva 2017 - Blog Leitura Mania:

O ano de 2017 não foi nada fácil, por muitas vezes pensei em desistir do blog e demais mídias sociais das quais utilizo, porém persisti. Por mais um ano, suportei e segui adiante. Tenho uma vida muito atarefada e as vezes sinto-me frustrada por não conseguir pôr em prática todos os projetos que vislumbro, mas é a vida né. Contudo e apesar de todas as dificuldades, em 2017 o blog cresceu muito. O Leitura Mania teve muitos acessos, postagens diferenciadas - embora não sejam frequentes - mas tivemos de tudo um pouco por aqui. Foi um ano de grande aprendizado e crescimento, além de ter conhecido pessoas maravilhosas.

Outro fato marcante foi que tentei, na medida do possível, profissionalizar mais o blog. O Leitura Mania fez cobertura de eventos como Anime Friends, Comic Con Experience, Evento da NewPOP, além de lançamentos de livros e até hqs (como foi o caso do quadrinho Alena, por exemplo). Comprometo-me a tentar melhorar mais esse espaço e tornar as postagens mais frequentes. 




A respeito dos eventos: 


Em 2017 o blog cobriu alguns eventos, começando pelo mês de janeiro onde realizou-se o primeiro evento da editora NewPOP. Nesse evento tivemos inúmeros anúncios importantes, além de sabermos um pouco mais da história da editora, bem como seus próximos passos. Ainda no início de 2017, comecei a participar de um clube de leitura aqui em minha cidade, numa livraria chamada Boigy. Todos os meses realizamos debates de determinados títulos e tem sido uma experiência incrível. 

Mais adiante, em meados de julho, tivemos o Anime Friends,  um dos melhores eventos que estive no ano passado. Foi tudo fantástico, aproveitei muito e o blog conseguiu ter maior visibilidade. A propósito, não é a primeira vez que o Leitura Mania cobriu o Anime Friends - já estivemos em outras ocasiões, no entanto a edição do ano passado foi espetacular. Fiz até aguns vídeos destacando tudo que gostei. Confiram:
Parte 01 https://www.youtube.com/watch?v=PmQCFjU4qpk&t=
Parte 02 https://www.youtube.com/watch?v=_oLoRNuvD1g&t

Abaixo uma foto que tirei com o ator Takumi Tsutsui. Ou como é mais conhecido por aqui: O Incrível Ninja Jiraya!



Após o Anime Friends, a Editora Avec anunciou que traria o autor de Alena para o Brasil. Kim Anderson esteve em São Paulo para uma sessão de autógrafos na Livraria Cultura. Nesse dia, além de conhecer a Tici - dona do site Delirium Nerd - tive o prazer de conhecer e conversar muito com o dono e editor da Editora Avec, Artur Vecchi. E ainda, encontrei minha grande amiga Sheila Favero. Por fim, mas não menos importante, consegui o tão aguardado autógrafo na edição de Alena, bem como uma sensacional entrevista com o autor. Mas infelizmente tive problemas em meu notebook e todo conteúdo da entrevista se perdeu. 

Em dezembro tivemos a Comic Con Experience, o maior evento nerd e geek de SP.  Tive o prazer de ir, mas o evento deixou - e muito - a desejar. Em minha modesta opinião, as edições anteriores foram bem melhores, mas ainda assim, é óbvio, tiveram seus momentos positivos. A respeito da CCXP-2017, fiz um vídeo deixando minhas impressões: https://www.youtube.com/watch?v=trnjEV8O5jk&t=

E em 2018, pretendo cobrir muito mais eventos.

Estamos no Facebook também, o grupo e página Leitura Mania: 


Há pouco mais de um ano foi criado o grupo Leitura Mania no Facebook. Considero um cantinho mais do que especial, amo demais e tenho um carinho imenso por ele. No grupo nós passamos o dia todo falando praticamente tudo relacionado à cultura pop, mas tudo mesmo. Estamos aumentando o número de membros a cada dia. E de uns meses para cá tivemos um influxo de quase mil membros. Atualmente o grupo encontra-se com quase 3100 membros e diariamente esse número vem aumentando, felizmente. No grupo, somos em três administradores, três amigos, eu, a minha grande amiga Najara e o Viriato.  Juntos, tentamos manter o grupo sempre ativo, com muitas postagens e na mais absoluta harmonia.  

Além das postagens normais, como qualquer outro grupo de Facebook, ainda promovemos debates, tantos de livros quanto quadrinhos. Mais recentemente, eu e a Najara organizamos um amigo secreto no grupo e o resultado foi excelente. Acredito que a maioria dos participantes gostou, apesar que tivemos uns problemas, afinal de contas foi nossa primeira vez organizando algo assim. Graças ao Amigo Secreto ainda pude conhecer, ainda mais, pessoas maravilhosas como Meire, a Tati, a Viviane, a Priscila e tantas outras que seria impossível lembrar de tantos nomes. Queiram desculpar.

Conforme havia dito anteriormente, somos em quase 3100 pessoas. E por incrível que pareça, tivemos pouquíssimas desavenças no grupo. Tenho muito carinho pelo pessoal, sempre muito bem educados e respeitosos. Sempre participando e apoiando em tudo. Ah, outra coisa que considero muito interessante, são os inúmeros profissionais da área que participam do grupo. Pessoas da Panini, Mythos, NewPOP, Avec e tantas outas editoras.

Muito obrigada!


As parcerias ...


Felizmente sempre busquei parcerias com editoras das quais REALMENTE gosto, editoras das quais sempre acompanhei. Sendo assim, não poderia ser diferente, no ano passado o Leitura Mania conseguiu parcerias com a editora Morro Branco, Avec e isso foi fundamental para o crescimento - do qual citei lá no início dessa matéria. Além disso, conseguimos parcerias pontuais com a editora Valentina e, além disso, conseguimos alguns materiais incríveis com a editora Mythos.

Eu sou muito agradecida às editoras mencionadas, sobretudo a AVEC e a Morro Branco. Muito obrigada por acreditarem em mim e por enviarem tantos materiais incríveis. Obras que li, reli e recomendei ao máximo que pude. Fiz questão mesmo, pois coisas boas temos mais é que apresentar às pessoas.

Para o futuro, mas sem querer atropelar os bois, tenho muita vontade de fechar uma parceria definitiva com a editora Mythos, além de conseguir algo com as editoras Arqueiro, Aleph e a Nemo. E o porquê desse desejo? Bem, é basicamente o mesmo para com as demais: eu amo a maioria esmagadora dos materiais que saem por essas editoras. E acredito que quando gostamos e há sinceridade nisso, a verdade transparece SEMPRE!





O canal Leitura Mania no YouTube: 

O Canal ajudou muito o crescimento do blog deu mais destaque para o Leitura Mania e acabo me dedicando mais tempo a gravar e editor vídeos do que a escrever para o blog algo que pretendo mudar em 2018, ou não vai depender a opinião de amigos. 

No canal consigo mostrar um pouco das minhas leituras, fazer unboxing enfim a falar do que eu amo livros, hqs e mangás. Teve até um vídeo especial que o meu filho participa para mim foi um dos grandes destaques do canal em 2017 link aqui 

E no canal teve vídeo que tiveram muita vizulizações e isso me deixa muito feliz e sobre o numero de inscritos estou chegando a dois mil enm acredito estou super feliz com esse resultado!!! 

Sobre o Instagram 

Um lugar que amo postar foto, participei de challenges, criei dois challenges tentei ser mais ativa nele mesmo que agora no fim do ano não tenha conseguido me dedicar tempo suficiente.



Enfim esse ano foi um ano bom que tive muito retorno com o Leitura Mania fico feliz por nunca desistir dele mesmo que as vezes bata aquele desanimo vontade de parar com tudo mas fui em frente e aos pouquinhos vou conseguindo!!! Obrigada a todos que leram esse texto enorme até aqui e obrigada de coração para quem acompanha o leitura mania. Era para ter a lista das minhas leituras do ano mas como sempre me perdi e não consegui anotar tudo que li. E acompanhe o blog que em breve vai ter algumas listinhas dos melhores do ano!!! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário