sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Entrevista de Hábitos Literarios: Thiago Lee


Se apresente e nos fale quais gêneros literários gosta de ler.
Meu nome é Thiago. Meus amigos me chamam de ‘Lee’ e meus inimigos de ‘senhor’. Sergipano de nascença e coração, moro em São Paulo capital. Sou autor independente e A-M-O ler. Os gêneros que mais me interessam são fantasia, ficção científica e terror.

Quando resolveu escrever um livro quais foram as motivações?
No início não foi bem uma questão de motivações. Simplesmente aconteceu. Rabiscava no meu caderno, quando uma ideia despontou e me deparei escrevendo parágrafos intermináveis. Quando percebi que havia gostado da experiência, não parei mais.

Acredita em inspiração? Quais foram as suas inspirações ao começar a escrever?
Inspiração é o gatilho que faz todo escritor começar a produzir conteúdo. Naturalmente, minhas inspirações vieram de histórias que li/assisti e situações que vivi.

Para você, o que significa ser escritor?
Significa ter a coragem de expor os segredos e desejos mais sórdidos da sua alma numa folha de papel e torná-los públicos.

Qual livro que você leu esse ano e mais gostou e qual é seu livro de cabeceira no momento? E quais são seus livros preferidos?
O livro que mais gostei esse ano foi ‘Cem Anos de Solidão’ de Gabriel García Márquez. Uma obra-prima da literatura latina, senão mundial. No momento estou lendo ‘O Temor do Sábio’, continuação de ‘O Nome do Vento’, de Patrick Rothfuss, uma fantasia belíssima e um clássico instantâneo. Os meus livros preferidos na verdade são os que marcaram fases da minha vida (nessa ordem): Capitães de Areia (Jorge Amado), Harry Potter e o Cálice de Fogo (J. K. Rowling), O Caso dos Dez Negrinhos (Agatha Christie), 1984 (George Orwell) e O Guia do Mochileiro das Galáxias (Douglas Adams).

Qual o melhor horário para ler na sua opinião? E qual seu lugar preferido para ler?
Não há melhor horário, mas cada momento exige uma leitura diferente. De manhã cedo leio as notícias, no transporte público leio prosa, no almoço leio textos curtos (muitas vezes blogs e opiniões de críticos) e à noite leio prosa outra vez. Prefiro ler em pé, pois nunca consigo arranjar uma posição confortável para ler na cama.

Tem algum hábito exclusivo de leitura?
Tenho fixação em ler primeiros parágrafos de livros. Nas livrarias, saio abrindo todos os livros e lendo o primeiro parágrafo de cada um.

Que sugestões você daria para os leitores do blog leitura Mania?
Vejam menos televisão e bebam bastante água.

Possui algum livro ou conto publicado? Fale nos sobre eles.
Possuo vários contos publicados pela Andross Editora, inclusive um indicado ao prêmio Strix. Também possuo contos publicados na Amazon, um deles finalista do concurso Brasil em Prosa.  E estou lançando meu primeiro livro solo ‘Réquiem para a Liberdade’ no dia 28/11 durante o evento Livros em Pauta em São Paulo.

Possui alguma página ou blog? Se sim nos fale o endereço dele e nos fale sobre ele.
Estou nas principais redes sociais, onde vocês podem ler meus contos de graça, comprar meus trabalhos publicados e acompanhar as novidades do meu livro que está para lançar.
Facebook: www.facebook.com/thiagolee
Twitter: www.twitter.com/thiagoleee
Wattpad: www.wattpad.com/user/thiagolee
Website: www.thiagolee.com.br

Uma pergunta que não fiz e que gostaria de responder?
P: Que dica você daria para quem quer começar a escrever mas não sabe absolutamente por onde começar? R: Leia MUITO, escreva MAIS AINDA (todos os dias, é sério!) e divulgue seu trabalho sem pena. Ninguém vai te humilhar publicamente por tentar. Não tenha medo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário